A mãe e o bebê: O início da jornada
o bebê já é um ser humano
distinto de qualquer outro ser humano.
O Início da Jornada
A mãe, gerando outro ser dentro de si, pode aprender a conhecer seu bebê através de sua movimentação e de sua quietude, de seu crescimento, das sensações viscerais durante a gravidez...
Podemos pensar também que o bebê conhece sua mãe (e como conhece) através de sua movimentação, alimentação, emoções - traduzidas na circulação sanguínea, nas batidas do coração, nas modulações de voz que pode ouvir de dentro do útero...
O bebê já tem inúmeras experiências que enriquecem sua pequena e recente existência, sejam agradáveis ou desagradáveis, antes mesmo de "vir ao mundo". Este novo ser traz em si todo um potencial para desenvolver-se no mundo, e para isso necessitará de uma pessoa especialmente inclinada a fazer com que este potencial se desenvolva de maneira saudável.
Normalmente esta pessoa é a mãe, preparada durante toda a gestação de maneira natural e gradual, fazendo com que o mundo vá tomando um segundo lugar em seus pensamentos e preocupações e desloque todo seu interesse do exterior para o interior de si.
Esse processo de voltar-se para si mesma, esse 'gestar' coloca em marcha o processo de revisitar sua própria história com a maternidade: as relações parentais vividas, as experiências e flertes anteriores com a maternidade, as relações com a própria mãe e com os símbolos maternos.
E desejável que essa futura mãe permita-se visitar seus próprios medos e angústias, sonhos e esperanças, para que se construa uma história viva, consciente de si e daquilo que virá.
E o que virá, será uma nova vida, não somente a do bebê que chegará, mas também a dela - mãe - que verá sua vida transformada em múltiplos sentidos.
Este artigo é o primeiro de uma série, onde vou trazer à reflexão, pontos importantes sobre a maternagem e o desenvolvimento do bebê.
Acompanhe esta série e outras postagens, curtindo e seguindo a página do Facebook "Jornada do Viver - O Bebê e seu desenvolvimento emocional".
Gratidão por sua companhia!
Comentários
Postar um comentário